Política de Privacidade

 

Para a empresa Desafio RH, proteger os dados pessoais e a privacidade dos usuários/clientes/fornecedores é prioridade, por isso trabalhamos com a transparência e informamos o modo como tratamos os dados pessoais dos nossos usuários/clientes/fornecedores conforme os artigos 2º, 6º, IV e 9º da Lei Geral de Proteção de Dados, também chamada de LGPD (Lei n. ° 13.709/2018).

Na nossa Política de Privacidade há informações sobre como ocorre o tratamento dos dados a nós fornecidos.

Ao utilizar nossos serviços, há adesão ao tratamento, nas formas descritas nesta Política, em conformidade com a LGPD (Lei n. ° 13.709/2018), Código de Defesa do Consumidor (Lei n. ° 8.078/1990), assim como outras normas do ordenamento jurídico brasileiro cabíveis.

Dessa forma, a Desafio RH, no papel de Controladora de Dados, obriga-se ao disposto na presente Política de Privacidade.

 

  1. QUANDO E QUAIS DADOS COLETAMOS?

Todos nossos processos envolvem a coleta de dados, incluindo os por meio do nosso site, de forma a viabilizar e melhorar a prestação de serviços.

 

São tratados os seguintes dados dos usuários e das partes com as quais temos vínculo ou relação contratual: RG, CPF, endereço residencial, endereço de e-mail e outros dados pessoais com a finalidade de amparar o candidato em todo o processo em busca de uma atividade remunerada e até mesmo, em alguns casos, continuar auxiliando o profissional contratado, sendo uma parte importante de suporte à relação colaborador-empresa. Conforme artigo 7º, inciso V da LGPD (Lei n. ° 13.709/2018), por se tratar de procedimento preliminar relacionado à eventual contratação do candidato, a pedido deste.

 

Não tratamos apenas dados fornecidos, alguns dados pessoais são coletados automaticamente: por meio de Cookies, com a finalidade de aprimorar a experiência dos serviços prestados.

 

  1. COMO COLETAMOS OS DADOS?

Nesse sentido, a coleta dos seus dados pessoais ocorre da seguinte forma:

  • Por inclusão/contato do candidato às vagas.
  • Por meio de preenchimento de contratos
  • Por inclusão/contato das empresas fornecedoras/clientes
  • Por meio de cookies.

 

  1. O QUE É TRATAMENTO DE DADOS?

O tratamento poderá envolver: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Assim, quando cabível, o consentimento será obtido de forma específica para cada finalidade acima descrita, respeitando também o compromisso de transparência e boa-fé da Desafio RH para com seus usuários/clientes/fornecedores. 

Ao utilizar os serviços da Desafio RH e fornecer dados pessoais ou informações confidenciais, você está ciente e consentindo com as disposições desta Política de Privacidade, além de conhecer seus direitos e como exercê-los. A qualquer tempo e sem nenhum custo, você poderá revogar seu consentimento.

É importante destacar que a revogação do consentimento para o tratamento dos dados pode implicar a impossibilidade da performance adequada de alguma funcionalidade do site que dependa da operação ou mesmo a prestação do serviço. Tais consequências serão informadas previamente.

 

  1. QUAIS SÃO OS DIREITOS DO TITULAR?

Podemos citar como direitos dos titulares os direitos previstos no artigo 18 da LGPD (Lei n. ° 13.709/2018).

Dessa forma, o titular pode, de maneira gratuita e a qualquer tempo:

  • Confirmar a existência de tratamento de dados, de maneira simplificada ou em formato claro e completo.
  • Acessar seus dados, podendo solicitá-los em uma cópia legível sob forma impressa ou por meio eletrônico, seguro e idôneo.
  • Corrigir seus dados, ao solicitar a edição, correção ou atualização destes.
  • Limitar seus dados quando desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação através da anonimização, bloqueio ou eliminação.
  • Solicitar a portabilidade de seus dados, através de um relatório de dados cadastrais.
  • Eliminar seus dados tratados a partir de seu consentimento, exceto nos casos previstos em lei.
  • Revogar seu consentimento, desautorizando o tratamento de seus dados, quando cabível.
  • Informar-se sobre a possibilidade de não fornecer seu consentimento e sobre as consequências da negativa.

 

  1. COMO O TITULAR PODERÁ EXERCER SEUS DIREITOS?

Caso você seja o titular dos dados, deverá entrar em contato com a Desafio RH através do seguinte meio disponível: compliance@desafiorh.com.br   

 

  1. ARMAZENAMENTO DOS DADOS

Os dados pessoais coletados pela Desafio RH serão utilizados e armazenados durante a prestação do serviço ou para que as finalidades elencadas na presente Política de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos titulares dos dados e dos controladores. De modo geral, os dados serão mantidos enquanto a relação contratual perdurar. Findado o período de armazenamento dos dados pessoais, estes serão excluídos de nossas bases de dados ou anonimizados, ressalvadas as hipóteses legalmente previstas no artigo 16 da LGPD (Lei n. ° 13.709/2018), a saber: cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador; estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais; transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; ou uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

Ou seja, as informações pessoais que sejam imprescindíveis para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos serão mantidas, a despeito da exclusão dos demais dados. 

Na Desafio RH empregamos medidas de segurança aptas a garantir a integridade e inviolabilidade dos dados. 

 

  1. COMO PROTEGEMOS OS DADOS?

Utilizamos ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais orientadas para a proteção da privacidade, levando em consideração a natureza dos dados pessoais coletados, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados.

Entre as medidas que adotamos, destacamos as seguintes: apenas pessoas autorizadas têm acesso aos dados pessoais, o acesso aos dados pessoais é feito somente após o compromisso de confidencialidade, os dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e idôneo.

A Desafio RH se compromete a adotar as melhores posturas para evitar incidentes de segurança. Contudo, é necessário destacar que nenhuma página virtual ou sistema de informática é inteiramente seguro e livre de riscos, assim como os procedimentos físicos. É possível que, apesar de todos os nossos protocolos de segurança, problemas de culpa exclusivamente de terceiros ocorram, como ataques cibernéticos de hackers, ou também em decorrência da negligência ou imprudência do próprio usuário/cliente/fornecedor.

Em caso de incidentes de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para o titular dos dados ou para qualquer usuário/cliente/fornecedor, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido, em consonância com as disposições da LGPD (Lei n. ° 13.709/2018).

 

  1.  COM QUEM PODEMOS COMPARTILHAR OS DADOS?

Tendo em vista a preservação de sua privacidade, a Desafio RH não compartilhará seus dados pessoais com nenhum terceiro não autorizado. 

Seus dados poderão ser compartilhados com unidades da Desafio RH ou parceiros comerciais, respeitando sempre a finalidade, sendo o compartilhamento inerente e necessário à concretização de atividades relacionadas ao previsto em contrato ou próprias da execução adequada da função acordada anteriormente.

Para o compartilhamento de dados seguimos as seguintes medidas de proteção: buscamos usar conexões criptografadas, checamos se o contato é de confiança, temos atenção aos dados pessoais sensíveis, controlamos quais informações são públicas, buscamos sempre atualizar as aplicações, utilizamos senhas fortes.

Todavia, nossos parceiros têm suas próprias Políticas de Privacidade, que podem divergir desta. Recomendamos a leitura desses documentos, como ato anterior ao fornecimento dos dados. Porém, observamos que em virtude da dinâmica das colaborações, o usuário/fornecedor/cliente entre em contato previamente para que seja informado sobre quais parceiros estarão envolvidos no tratamento dos seus dados em questão.

Além disso, também existem outras hipóteses em que seus dados poderão ser compartilhados, que são: determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial, com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes; caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação, de forma automática, proteção dos direitos da Desafio RH, em qualquer tipo de conflito, inclusive os de teor judicial.

 

  1. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

Alguns dos terceiros com quem compartilhamos dados podem ser localizados ou possuir instalações localizadas em países estrangeiros. Nessas condições, de toda forma, os dados pessoais estarão sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados e às demais legislações brasileiras de proteção de dados.

Nesse sentido, a Desafio RH se compromete a sempre adotar eficientes padrões de segurança cibernética e de proteção de dados, nos melhores esforços de garantir e cumprir as exigências legislativas.

Ao concordar com essa Política de Privacidade também concordará com esse compartilhamento, que se dará conforme as finalidades descritas no presente instrumento.

 

  1.  COOKIES OU DADOS DE NAVEGAÇÃO

Um cookie é um dado que o website solicita ao seu navegador para armazenar no seu computador ou dispositivo móvel. Os Cookies permitem que o website “lembre” suas ações ou preferências ao longo do tempo, eles contêm informações relacionadas à navegação do site e são utilizados para aprimorar a experiência de uso. Nesta Política usamos o termo “Cookies” para nos referirmos aos Cookies e outras tecnologias similares. Além disso, os Cookies permitem que ofereçamos um conteúdo específico. Podemos empregar o que aprendemos sobre o seu comportamento no nosso website para oferecer anúncios direcionados em website de terceiros em um esforço para “reapresentar” nossos produtos e serviços para você.

Ao acessar nosso site e consentir com o uso de Cookies, você manifesta conhecer e aceitar a utilização de um sistema de coleta de dados de navegação com o uso de Cookies em seu dispositivo.

 

Quais os tipos de Cookies que utilizamos?

 

Cookies Primários e Cookies de Terceiros: utilizamos tanto Cookies primários (emitidos pelo nosso domínio), que geralmente são utilizados para identificar preferências de idioma e local ou facilitar a funcionalidade básica do site e Cookies de terceiros (pertencem e são administrados por outras empresas), que por sua vez podem ser necessários para produzir certos formulários, ou permitir alguma propaganda fora do website.

 

Cookies da Sessão: Cookies da sessão são Cookies temporários que são utilizados para lembrar de você durante o curso da sua visita ao website, e eles perdem a validade quando você fecha o navegador.

 

Cookies Persistentes: Cookies persistentes são utilizados para lembrar suas preferências do website e permanecem no seu desktop ou dispositivo móvel mesmo depois de você fechar o seu navegador ou efetuar uma reinicialização. Usamos estes cookies para analisar o comportamento do usuário e estabelecer padrões, de modo que possamos melhorar a funcionalidade do nosso website para você e outros que visitam o nosso website. Estes Cookies também permitem que possamos oferecer anúncios segmentados e medir a eficácia do nosso site e a funcionalidade de tais anúncios.

 

Como os Cookies são usados para o propósito de anúncios?

Cookies e tecnologias de anúncios tais como ‘web beacons’, ‘pixels’ e ‘tags’ de redes de anúncios nos ajudam a oferecer anúncios relevantes de forma mais eficaz. Eles também nos ajudam a coletar dados consolidados para fins de auditorias, pesquisas e relatórios de desempenho para anunciantes. Os pixels permitem que compreendamos e possamos melhorar a oferta de anúncios para você, e permitem ainda saber quando determinados anúncios já foram apresentados a você. Como o seu navegador pode requisitar anúncios e ‘web beacons’ diretamente de servidores de rede de anúncios, estas redes podem visualizar, editar ou configurar seus próprios Cookies, como se você tivesse acessado uma página web do site deles.

Embora nós não utilizemos Cookies para criar um perfil do seu comportamento de navegação em sites de terceiros, nós utilizamos informações consolidadas de tais terceiros para mostrar a você anúncios relevantes, com base nos seus interesses. Não fornecemos qualquer informação que coletamos para anunciantes. Você pode optar por não ver anúncios fora do site e ou de terceiros, ajustando a sua configuração de Cookies. Isso não removerá os anúncios das páginas que você visita, mas, ao invés disso, esta escolha resultará em anúncios que não são baseados nos seus interesses. Isto implica em que os anúncios que você visualiza não serão combinados com os seus interesses por aqueles Cookies específicos. 

 

Como os Cookies de terceiros são usados?

Para algumas das funções dentro do nosso website usamos fornecedores terceirizados, por exemplo, quando você visita uma página com uma mídia proveniente de outra plataforma, o conteúdo pode ter Cookies de terceiros, e nós recomendamos consultar as políticas de privacidade desses terceiros nos seus websites para informações relativas à sua utilização de Cookies.

 

Como eu bloqueio ou recuso os Cookies?

Favor observar que a maioria dos navegadores aceitam Cookies automaticamente. Portanto, se você não quiser que cookies sejam utilizados, você talvez tenha que apagar ou bloquear cookies ativamente. 

Você pode, a qualquer tempo e sem nenhum custo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies.

Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode inviabilizar o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.

Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de Cookies.

 

  1. ALTERAÇÃO DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A atual versão da Política de Privacidade foi formulada e atualizada pela última vez em: 02/06/2021.

Reservamos o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas em nosso site ou em âmbito legislativo. Recomendamos que o usuário/fornecedor/cliente a revise com frequência.

Eventuais alterações entrarão em vigor a partir de sua publicação em nosso site e sempre notificaremos acerca das mudanças ocorridas.

Ao utilizar nossos serviços e fornecer dados pessoais após tais modificações, o ato será entendido como consentimento. 

 

  1.  RESPONSABILIDADE

A Desafio RH prevê a responsabilidade dos agentes que atuam nos processos de tratamento de dados, em conformidade com os artigos 42 ao 45 da Lei Geral de Proteção de Dados.

Nos comprometemos em manter esta Política de Privacidade atualizada, observando suas disposições e zelando por seu cumprimento. Além disso, também assumimos o compromisso de buscar condições técnicas e organizativas seguramente aptas a proteger todo o processo de tratamento de dados.

Caso a Autoridade Nacional de Proteção de Dados exija a adoção de providências em relação ao tratamento de dados realizado, comprometemo-nos a segui-las. 

 

11.1 ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Conforme mencionado no Tópico 7, embora adotemos elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual, sistema de informática ou processo inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, a Desafio RH não se responsabiliza por:

  • Quaisquer consequências decorrentes da negligência, imprudência ou imperícia dos usuários em relação a seus dados individuais. Garantimos e nos responsabilizamos apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas no presente instrumento.
  • Ações maliciosas de terceiros, como ataques de hackers, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada da Desafio RH.
  • Inveracidade das informações inseridas pelo usuário/cliente/fornecedor nos registros necessários para a utilização dos serviços da Desafio RH; quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de inteiramente responsabilidade do usuário/cliente/fornecedor.

Destacamos: a responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do usuário. Em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante ao usuário/cliente/fornecedor, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido e cumpriremos as providências necessárias.

 

  1.  ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS

Caso tenha dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, você pode entrar em contato com a nossa Encarregada de Proteção de Dados Pessoais, através do seguinte canal: 

Marta Prado de Albuquerque Sebastião - marta.prado@desafiorh.com.br 

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