Home Recursos Humanos O que os recrutadores olham no currículo?

O que os recrutadores olham no currículo?

written by Desafio RH 13 de janeiro de 2021
saiba aqui o que é relevante para os recrutadores ao analisar um currículo

Uma das maiores dúvidas na hora de montar um currículo é sobre como atender todos os requisitos que os recrutadores analisam.

Em meio a tantos currículos que chegam no e-mail dos selecionadores, você sabe quais informações captam a atenção deles?

Neste artigo, vamos mostrar para você o que o recrutador analisa em um currículo e o que você pode fazer para melhorá-lo. Se liga aí:

Formatação

Se a primeira impressão é a que fica, isso também vale para o currículo. Todas as informações do documento precisam estar otimizadas para a leitura do recrutador.

Um currículo bem feito, seguindo todas as etapas e na ordem correta, ganha a atenção do recrutador. (Aqui no nosso blog, tem um artigo onde explico como montar um currículo simples e bem feito).

Especifique qual a sua ocupação

Coloque, logo no início do currículo, qual é a sua ocupação atual – ou mais recente, se estiver desempregado. Os dois ou três empregos mais recentes que você teve são as coisas que chamam a atenção do recrutador primeiro.

Importante se atentar à gramática. Textos mal escritos, erros de português e formatação confusa dificilmente passam impunes.

Como é feita a triagem dos currículos

Em um primeiro momento, é comum que o currículo seja observado pelos recrutadores de forma panorâmica, para que sejam captados padrões na trajetória do candidato.

De forma geral, lacunas temporais, mudanças, promoções e outros episódios da sua trajetória certamente serão observados imediatamente – e é bom estar pronto para explicá-los de forma consistente numa eventual entrevista.

Cuidado com a apresentação

Nada de encher o currículo de informações e deixá-lo poluído. Seu currículo deve ser limpo, organizado, com boa formatação e ter português impecável. Qualquer falha nesses quesitos já conta como ponto negativo.

Invista na força dos nomes

Estudou em uma universidade de ponta? Fez uma pós-graduação ou curso no exterior? Deixe essa informação mais visível possível, pois instituições de renome saltam aos olhos dos recrutadores.

E aí, gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossos artigos e deixe seu comentário!

You may also like