Home Dicas Vamos falar de saúde mental no ambiente de trabalho?

Vamos falar de saúde mental no ambiente de trabalho?

written by Andreia Ferreira 24 de agosto de 2018

Você sabia que 72% dos brasileiros economicamente ativos estão insatisfeitos com o trabalho e 61% destes estão super desmotivados? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem os níveis mais altos de pessoas com depressão e transtorno de ansiedade de toda a América Latina: atualmente, 9,3% dos brasileiros lidam diariamente com a ansiedade, enquanto 12% sofrem com a depressão.

Compete-nos abordar, portanto, que ambos os transtornos são intensificados pela jornada de trabalho infinita, que se estende com viagens de negócios aos fins de semana e conversas de WhatsApp à noite em casa.

Ainda enfatizando o tema abordado, outro fator que contribui para o aumento dos desequilíbrios mentais é a falta de reconhecimento no trabalho.

Muitos funcionários sentem-se desvalorizados pelos superiores e sofrem com a diferenciação que os gestores fazem de um funcionário para outro.

A falta de reconhecimento, cargas horárias cada vez maiores e broncas pelo whatsapp a qualquer hora do dia pode trazer resultados desastrosos e as consequências desse quadro lastimoso são sentidas no corpo: insônia, dores de cabeça e musculares, batimentos acelerados, falta de ar ou de apetite.

 

Para ser um profissional bem sucedido

 

O trabalho em excesso pode, de fato, prejudicar a saúde: trabalhar, em média, de 11 horas por dia pode aumentar em 67% os risco de doenças cardíacas e dobrar as chances de ter depressão.

Por isso, estudos defendem que o objetivo de um profissional de sucesso é ser valioso para sua empresa, dando o seu melhor e trabalhando duro por 40 horas na semana, e não mais que isso.

Divida seu tempo e passe a investir também em atividades que estão alinhadas è realização dos seus objetivos. Lembre-se: um funcionário mais feliz, consequentemente, produz mais e traz resultados positivos para a organização.

You may also like