Home Dicas Vale a pena um currículo criativo?

Vale a pena um currículo criativo?

written by Desafio RH 12 de abril de 2022
currículo criativo

Nos posts anteriores, já mostramos algumas dicas para se dar bem na hora de montar o currículo, hoje, porém, vamos destacar alguns pontos importantes para deixar seu currículo impecável e criativo.

Muita gente tem dúvida se pode ou não enviar um currículo criativo para as empresas.  Isso porque, durante muito tempo, houve um padrão de formatação no qual o documento costumava ser feito no Word, em uma folha tamanho A4 e fonte Times New Roman.

Hoje em dia, surgiram outras maneiras de apresentar sua experiência profissional como os currículos criativos na hora de buscar uma experiência profissional.

Se você deseja saber se vale a pena inovar o seu currículo, leia o artigo de hoje.

Currículos criativos

Podemos dizer que os currículos criativos são todos aqueles que fogem do padrão dos currículos tradicionais por incluírem novos recursos ao documento, como vídeos, imagens e gráficos.

Com certeza essa versão se destaca entre inúmeros currículos comuns, o que pode ser uma estratégia interessante para obter a aprovação no processo seletivo.

Mas cuidado com os exageros

Por outro lado, você deve tomar bastante cuidado para não exagerar nos vídeos, imagens e QR Codes (se for usar) e deixar o recrutador confuso na hora de buscar pelas informações. Isso pode fazer com que você não avance para as próximas etapas.

Alguns especialistas afirmam que os recrutadores acabam treinando o olhar para termos específicos que tenham ligação com a vaga de emprego para qual estão selecionando na hora de fazer a triagem dos currículos. 

Por isso, para se destacar, o candidato pode sim focar nos currículos criativos que estejam relacionadas ao posto que estão disputando, porém sem exageros.

Palavras-chave no currículo

Como cada área tem uma palavra-chave específica, não é possível definir um padrão.

O ideal é o candidato pensar quais suas principais habilidades que geralmente são exigidas em seu meio profissional, além de verificar o que a vaga que está se inscrevendo pede e deixar isso claro no documento.

Dica

O ideal é que o currículo seja customizado para a oportunidade que o candidato está tentando.

E aí, gostou das dicas de hoje? Então, continue acompanhando o blog da Desafio RH e fique por dentro de tudo!

You may also like