Segundo uma pesquisa divulgada, recentemente, por quatro consultorias de recrutamento, não está fácil encontrar vagas de trabalho para certas profissões no Brasil.
Como sabemos, a introdução de novas tecnologias no mercado fez com que algumas profissões quase que desaparecessem diante do cenário atual. Entre elas estão as áreas de Marketing e Engenharia Civil.
De acordo com a pesquisa, a primeira passou por uma importante transformação e foi afetada principalmente pela migração das mídias tradicionais para as plataformas online.
Já no ramo da engenharia, nos quatro primeiros meses do ano, foram menos de 3 mil contratações. O que é um problema em comparação com os mais de 80 mil formados por ano.
E não para por aí! Veja também outras profissões que, em breve, vão deixar de contratar: advogado corporativo, profissional do segmento financeiro – o setor está em baixa por conta de fusões e aquisições e do investimento constante em tecnologia e digitalização dos processos.
Além dessas carreiras já citadas, podemos destacar ainda profissões como a engenharia naval, gerente industrial, arquiteto – por conta da redução de custos e falta de novos projetos.
Profissionais que trabalham na área do planejamento estratégico das grandes empresas também estão sendo afetados com a falta de oportunidades. Segundo a pesquisa, o custo deste profissional é bem alto e a posição sofreu com a redução de custos.
Diretores comerciais, gerente de departamento pessoal e comércio exterior também estão na lista das profissões em risco.
Profissionais que planejam o programa de treinamento e desenvolvimento organizacional para os colaboradores das grandes instituições também devem ficar atentos. O mercado não está nada legal para eles. Devido à crise nos últimos anos e consequente descapitalização das empresas, a falta de investimento interno afetou a demanda pelo profissional.
E você? Já escolheu qual carreira vai seguir? Depois de ler essa matéria pense muito bem antes de se decidir.