Home Dicas Se comunicar é fundamental para crescer profissionalmente

Se comunicar é fundamental para crescer profissionalmente

written by Andreia Ferreira 5 de novembro de 2018

 

A capacidade de expressar ideias é essencial para construir relacionamentos, formar equipes e, numa entrevista de emprego, por exemplo, superar concorrentes.
No entanto, é importante destacar que comunicar-se bem não significa, necessariamente, falar bem. Saber ouvir é uma qualidade indispensável e pouco encontrada no mundo corporativo.
Segundo Mara Behlau, professora e especialista em voz e também consultora em comunicação humana, muitas vezes “as pessoas falam sem parar e têm certeza de que o outro entendeu”.

Outro erro é que muitas empresas acabam contratando os profissionais muito mais pelo talento técnico do que pela capacidade de se comunicar. Mas isso é um grande erro, pois de pouco adianta saber realizar o trabalho se o profissional não consegue se expressar com clareza, seja com os colegas, gestores, fornecedores ou clientes.
Mara ainda acrescenta: “As pessoas são contratadas por habilidades técnicas e são demitidas por questões comportamentais”.

Quem se expressa bem e desenvolve a capacidade de ouvir acaba tendo mais chances de ser promovido e convocado para projetos mais complexos.

Estudar é a chave

Para que a comunicação tenha o efeito esperado, ela precisa ser clara. Se comunicar não é apenas passar uma informação para frente, mas sim conseguir falar e ser ouvido.
Devemos lembrar que a comunicação assume papel fundamental e propõe alternativas importantíssimas diante das situações de conflitos e crises com os quais convivem todas as instituições.
Assim como no dia a dia, a interpretação no ambiente de trabalho pode atrapalhar o andamento de projetos e o bem estar no convívio entre os colaboradores.
Então, nos perguntamos: “Como usar essas ferramentas, já que cada uma tem sua linguagem própria? A resposta é estudando. Para isso, existem cursos e programas individuais e coletivos.
Só não deixe de adquirir essa qualidade, tá certo? Gostou do nosso post? Deixe seu comentário aqui

You may also like