Nos últimos tempos, muito se fala em home office. De fato, trabalhar de casa pode trazer alguns benefícios como ter flexibilidade de horário, além de principalmente ganhar o tempo de deslocamento entre casa e o trabalho. Mas é inegável que há desafios e entre eles está a disciplina. Desta forma, especialistas elencam algumas dicas para otimizar o trabalho em casa e sua produtividade.
A primeira delas é justamente valorizar o tempo ganho. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro por exemplo, em média gasta-se de duas a quatro horas para o trajeto de casa até o trabalho. Assim, aproveite seu tempo para aumentar sua qualidade de vida, se alimentar melhor, praticar exercícios e encontrar amigos. Organize-se.
Em segundo lugar, a preparação para o trabalho se faz necessária. Associamos a nossa casa ao conforto, socialização e até ao ócio. Por isso torna-se tão importante ter uma rotina em que depois de acordar, tomar café. Vista uma roupa adequada, se arrume como se fosse para o trabalho normalmente. Isso contribui para que se acostume que depois desse ritual, haverá horas de muito trabalho.
Em terceiro lugar, evite distrações. Não é porque você não está na sua estação de trabalho, que é benéfico checar o celular a todo instante ou assistir à televisão. Concentre-se, pois senão o que era para ser um ganho de tempo, acaba se tornando um desperdício por falta de foco. Pode-se então levar mais tempo do que o normal para realizar suas tarefas de trabalho.
Por fim, o que muitos consideram como o mais desafiador de seguir: gerencie seu tempo com cuidado. Para isso, há uma sugestão de técnica. Antes de começar a trabalhar, liste todas as atividades por ordem de prioridade. Dedique 50 minutos para cada uma das atividades e faça pausas de 10 minutos. Sim, pausas com tempo pré-determinado podem contribuir muito mais para sua produtividade. Afinal, não somos máquinas.
É possível ser produtivo, bom profissional e ter qualidade de vida, basta seguir as dicas!