Home Panorama O que o mercado de trabalho está buscando?

O que o mercado de trabalho está buscando?

written by Andreia Ferreira 27 de junho de 2017

O mercado é cada vez mais competitivo e o marketing pessoal, cada vez mais importante. Estar disponível, ser voluntário, flexível, dominar outros idiomas, ter competências empreendedoras e energia emocional, são diferenciais ainda mais valorizados e buscados pelas empresas.

Mas, quando pensamos no perfil do profissional a ser desenvolvido, também é necessário levar em consideração as principais dificuldades encontradas nas organizações atualmente. Para essa reflexão, selecionamos alguns temas: mercado, custos, tecnologia e governo. São milhares os concorrentes no mercado. Você desenvolve um produto hoje, na semana que vem surgem muitos outros, concorrendo com sua empresa. Por exemplo, se sou um vendedor, o aperfeiçoamento da argumentação tem que ser constante, além de ter pleno conhecimento dos produtos que trabalha, da concorrência e ainda perceber tendências de mercado. Desta forma, a partir da análise de mercado da concorrência, o indivíduo está preparado para realizar uma comunicação pró-ativa e coerente das mudanças que estão ocorrendo.

Já a área de custos, convive diariamente com inflação, o concorrente, o fato de ter que baixar preço, melhorar processos. Digo que o custo do insumo e de mão de obra são quase incontroláveis. E isso vai asfixiando as organizações. Neste setor são necessários profissionais aptos a olhar para dentro e fora das empresas. Internamente, melhorar o nível de produtividade, por exemplo, com menos recursos, processos mais ágeis e eficientes. Externamente, observar o mercado, os insumos que se tem na produção.

A tecnologia exige um profissional com uma certa percepção, sensibilidade para a velocidade da informação, dos novos produtos, tendências, indivíduos que conduzam processos com agilidade. Basta olharmos para nossos celulares, o que eram e o que se tornaram.

E finalmente o governo, o mais complicado, que exerce uma pressão muito grande em duas situações: impostos e burocracia. Este indivíduo precisa entender os processos para que possa simplificá-los.

Para você ser um profissional desejado pelas empresas que possuem estes problemas, é necessário estar muito bem treinado, preparado, saber desenvolver ou ter a percepção ou sensibilidade para as mudanças tecnológicas que acontecem de forma simultânea em várias áreas nas organizações, seja na produção, no marketing, administração, e por fim, no governo onde a  dificuldade de compreender e agir é imensa.

You may also like