Home Notícias Home office deve ser tendência mesmo após a pandemia

Home office deve ser tendência mesmo após a pandemia

written by Desafio RH 27 de novembro de 2020
veja por que o home office deve ser uma tendência para o futuro

Em tempos de coronavírus, praticamente tudo em nossa rotina sofreu alteração, e com a jornada de trabalho não foi diferente. 

Para evitar um avanço muito veloz da pandemia do Coronavírus, países do mundo todo adotaram medidas de isolamento social. As empresas nas quais o home office era uma possibilidade adotaram esse modelo de trabalho.

E os especialistas apostam: o modelo veio para ficar.

Disciplina, foco e organização

Um ponto positivo do home office para o colaborador é estar muito mais próximo da família. Como o trabalho remoto costuma ser remunerado por atividades, e não por horas, não é incomum dar aquela pausa para dar atenção aos filhos ou mesmo trabalhar com um cachorro no colo. 

No entanto, disciplina, foco e organização são importantíssimos para cumprir as tarefas do dia e não decepcionar o chefe.

Essa história de “trabalhar em qualquer cantinho da casa” não funciona. É necessário criar um ambiente de trabalho na sua residência, que seja de preferência silencioso e livre de distrações. 

Evite distrações

Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Disciplina é a palavra-chave.

Planejamento

Por isso, faça uma lista de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la. Um dos hábitos que mais atrapalham o rendimento no trabalho é o famoso “multitasking”: fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. 

Pode parecer que você está produzindo mais, porém, a qualidade dessas tarefas será pior. A chance de erro é grande e você acaba precisando refazer alguma coisa. Então, desenvolva foco. Faça apenas uma tarefa de cada vez, e não aceite interrupções.

Foco na entrega

Você está cumprindo os prazos corretamente? Mais importante do que controlar exatamente por quantas horas você está trabalhando por dia, é verificar se está conseguindo entregar as demandas exigidas no prazo correto. Por isso, estabeleça metas claras e objetivas e siga-as à risca. 

Estabeleça horários

Trabalhar em casa não significa necessariamente flexibilidade total. Para manter a produtividade no home office, você deve definir um horário de começo e término das atividades, assim como acontece em um escritório convencional. Converse com o chefe para definir os melhores horários e, no caso de autônomo, determine a sua jornada.

Saber como aumentar a produtividade no trabalho é uma das maiores preocupações do ser humano contemporâneo, mas é preciso, antes de tudo, preocupar-se em adaptar seu organismo a esse ritmo intenso de trabalho exigido pelo mercado para não acabar se prejudicando a longo prazo.

You may also like