Você já ouviu o termo “ergonomia”? Ainda não? Já sei! Já ouviu, mas tem dúvidas sobre o assunto? Este post é para você!
Aqui vamos falar tudo que é preciso saber sobre ambiente de trabalho, NR 17 e a importância da ergonomia no trabalho. Uma boa leitura!
Como é o seu ambiente de trabalho?
Disciplina, foco e organização são apenas alguns pilares para cumprir as tarefas do dia e manter a produtividade, correto?
Como já falamos por aqui, um ambiente de trabalho desorganizado, com problemas de iluminação, ventilação, sinalização, ruído, máquinas quebradas, com trabalhadores insatisfeitos e sem treinamento pode causar uma infinidade de doenças ocupacionais e/ou provocar acidentes de trabalho, influenciando diretamente a capacidade produtiva e a saúde do trabalhador, é por isso que a Ergonomia no trabalho é importante.
Afinal, o que é Ergonomia?
Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem e as máquinas ou equipamentos, com o intuito de trazer conforto ao trabalhador, prevenir as doenças ocupacionais e realizar uma boa interação entre o ambiente de trabalho.
Em outras palavras, podemos dizer, então, que a ergonomia se preocupa com as condições do ambiente de trabalho?
Sim, afinal de contas, uma das principais causas da baixa produtividade é o desconforto consequente da má adequação do corpo a um determinado equipamento de trabalho.
Norma regulamentadora – NR 17
Com base em todos estes aspectos, a NR 17 tem o objetivo de estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
O principal objetivo da ergonomia, portanto, é a preocupação das empresas com a saúde dos seus empregados. Ela possibilita um ambiente de trabalho mais amigável e demonstra que a empresa se importa com seus colaboradores.