Até onde sabemos uma grande parcela das empresas analisa somente as competências técnicas dos candidatos que desejam trabalhar na empresa.
Essas competências, por sua vez, consistem em formações acadêmicas, como ensinos superiores, cursos técnicos e pós-graduações. Até então eram analisadas também experiências em trabalhos anteriores que incluem estágios, prestação de serviços de forma autônoma ou contratações direta.
Mas, ao que tudo indica, as coisas estão mudando no setor de Recursos Humanos de algumas empresas. Confira algumas das tendências do RH para os próximos anos:
Tendência do RH
Essa forma de avaliação feita pela maioria das empresas, no entanto, não é mais suficiente para identificar o candidato mais adequado para o trabalho. As atitudes e os comportamentos do mesmo são fundamentais para averiguar suas contribuições para o desenvolvimento da companhia.
O responsável pela contratação deve estudar, portanto, a mente do candidato, avaliar suas ações passadas e antever suas atitudes na empresa. Ele deve comparar o comportamento de cada indivíduo e identificar quais estão conformes à cultura e valores da empresa. Somente após esse processo que a abordagem das competências será viável.
Desafio para as empresas
À primeira vista, esse método de avaliação pode parecer impossível de ser realizado, entretanto, é plenamente possível identificar essas características intrínsecas no processo seletivo de uma organização.
Aplicar testes na seleção
Você deve estar se perguntando como é que será, então, analisado o comportamento dos candidatos. Eu te explico. Por meio de testes, é claro.
Através deles, o recrutador irá perceber se a pessoa possui os conhecimentos básicos necessários para desempenhar sua futura função.
Nessa fase, também é preciso apresentar um teste comportamental, onde são perguntados aspectos pessoais como opiniões dos candidatos.
Vai fazer uma entrevista de trabalho? Então agora você já sabe. Comporte-se muito bem durante o bete papo com o recrutador.