Se você quer conquistar um emprego novo ainda este ano, esta é a hora de saber como elaborar um currículo. Afinal, entra ano e sai ano, e ele continua no topo da lista de ferramentas para conseguir uma vaga.
É por isso que você precisa que ele atenda às novas necessidades que continuamente vão surgindo no mercado de trabalho.
Personalize o conteúdo
Adapte o conteúdo do seu currículo para 2020 de acordo com os requisitos da vaga que você quer conquistar. Recrutadores não têm tempo a perder para ler frases que não interessam para eles naquele momento.
Essa personalização inclui desde as palavras-chave essenciais para que ele seja encontrado pelas ferramentas de busca até detalhes relacionados a resultados obtidos, habilidades e competências.
Cuidado com as redes sociais
Estamos sendo vigiados o tempo todo, por isso tome bastante cuidado com o que anda postando nas redes sociais. Muitos recrutadores utilizam o comportamento do candidato nas mídias como principal parâmetro para selecioná-los para uma entrevista.
Se for possível, abra um perfil pessoal e outro apenas como uma ferramenta de networking e exposição de currículo. E atenção: tome bastante cuidado com a foto do perfil em redes com viés profissional.
Primeiras experiências
Embora seja importante apontar conquistas e experiências, elas precisam ser relevantes para a vaga. O ideal é que o currículo seja customizado para a oportunidade que o candidato está tentando.
O ideal é que o candidato coloque as experiências e atividades que mais tenham a ver com o seu objetivo.
Não tenho experiência… e agora?
Calma, se você nunca trabalhou na vida não precisa se desesperar! Mesmo não tendo uma experiência profissional, uma vivência dentro da própria área de formação é muito mais interessante para quem está contratando do que um curso de trainee, por exemplo.
Éimportante manter sempre atualizado o currículo, anotando, desde a faculdade, todas as atividades relacionadas com sua formação.
Cursos extras
Outra dica importante para quem está montando seu primeiro currículo: se a pessoa tiver participado de atividades extracurriculares, é importante que ele coloque no currículo todos eles. Assim, o candidato estará mostrando que não ficou parado esse tempo todo e que merece uma chance.
E, claro, isso nunca sai de moda: o currículo não pode ter nenhum erro gramatical. Por isso, certifique-se de que o documento esteja com um texto impecável e com uma boa formatação!