A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) tem gerado impactos agressivos na economia mundial e na vida das pessoas.
Se já era difícil buscar uma recolocação no mercado em uma situação normal, imagine agora, não é mesmo?
Se você está nessa situação, é natural que se pergunte se vale a pena buscar recolocação profissional na pandemia. A resposta? Se você precisa trabalhar, não deve interromper a procura agora.
O que você precisa é ter foco e disciplina para intensificar a busca por emprego e se destacar entre os concorrentes. E como fazer isso neste momento? Vamos lá.
Mantenha a calma e faça contatos
Não se desespere. Por mais difícil que pareça, não é impossível. Neste momento de crise, tem mais chances de obter sucesso quem consegue manter a cabeça no lugar. Aproveite o tempo livre e entre em contato com as pessoas que estão trabalhando.
Aumente a sua rede de contatos
Atualmente, estamos lidando com medidas de distanciamento social, Mas, graças a tecnologia, isso não nos impede de manter nossas relações por meio das redes sociais.
Realize processos seletivos digitais
Por conta da pandemia, existem, hoje, diversas plataformas que possibilitam realizar entrevistas e testes sem sair de casa. Procure um canal que permita fazer um processo seletivo digital para jovem aprendiz.
Planeje-se
Outro ponto necessário para quem está buscando emprego em tempos complicados é se planejar — ainda mais do que em tempos tranquilos.
Aproveite o momento para desenvolver novas habilidades. Faça cursos pela internet, aproveite o tempo livre para atualizar e revisar seu currículo.
Continue buscando vagas e se candidatando
Ainda que as vagas sejam menos numerosas durante a crise, o primeiro passo para conseguir recolocação neste momento é não interromper a busca. Continue visitando sites de emprego diariamente.
Atualize seu currículo
Há quanto tempo você não revê as informações do seu currículo? Abra seu documento, releia todos os campos, melhore os textos, veja se falta alguma informação importante. Aproveite o tempo para atualizar o currículo e destacar competências e conhecimentos que você tem e que sejam ainda mais relevantes neste momento.