Home Dicas Colocar foto no currículo é realmente necessário?

Colocar foto no currículo é realmente necessário?

written by Andreia Ferreira 28 de março de 2019
foto no curriculo

Embora haja controvérsias sobre o tema até mesmo para profissionais e especialistas em RH, o ideal é não anexar foto no currículo, a não ser que a empresa peça.
Hoje em dia, com as redes sociais, praticamente qualquer selecionador e uma empresa acaba tendo acesso a fotos dos candidatos, dentre outras informações.
Veja alguns critérios:

Critérios para incluir uma foto

O anúncio da vaga à qual você está se candidatando está exigindo foto? Se a resposta é não, a foto não precisa ser colocada. Se a resposta for sim, é aconselhável que você siga as orientações fornecidas pela empresa anunciante da vaga e coloque a foto no currículo.

Como a imagem deve ficar

Se realmente decidir colocar, evite fotos mal tiradas com baixa resolução. A imagem deve ser de boa qualidade, com um bom foco e luminosidade. Ah, não se esqueça das vestimentas: sempre com boa aparência.

Dica sobre como escolher a foto

Procure colocar uma foto que enquadre o rosto com parte do ombro e tronco, como nas tradicionais 3×4. E lembre-se: a foto pode transmitir simpatia e alegria, sempre com bom senso.

O que não fazer

Jamais coloque no currículo as mesmas fotos que publica em seus perfis sociais na internet, pois nem sempre elas estão adequadas para o contexto profissional. Evite perder a oportunidade de causar uma excelente primeira boa impressão.
Segundo estudiosos e especialistas em Recursos Humanos, é tendência que a foto no currículo esteja cada vez menos presente. Então, coloque apenas se a empresa pedir. Boa sorte!

You may also like