Home Perfil de Contratação Antecedentes criminais: como gerar?

Antecedentes criminais: como gerar?

written by Desafio RH 12 de novembro de 2020
veja se as empresas podem pedir antecedentes criminais para um candidato

A situação do mercado de trabalho mundial ainda não está tranquila em meio à crise do coronavírus. Procurar por uma recolocação no mercado está cada vez mais difícil.

Mas imagine que depois de inúmeras tentativas e entrevistas você finalmente passa em uma seleção e consegue uma oportunidade e, na hora de formalizar o seu contrato de trabalho, a empresa exige uma série de documentos, entre eles o de antecedentes criminais.

Nesse momento você fica em dúvida: o empregador tem o direito de me pedir isso?

Empresa que exige antecedentes criminais pode ser penalizada

As empresas não podem pedir a sua certidão de antecedentes criminais, sob
pena de indenização por danos morais. Em linhas gerais, esse é o
entendimento aplicado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde abril de 2017.

Certidão de antecedentes criminais

A certidão de antecedentes criminais é um documento que informa se existem registros de crimes em nome de alguém, com informações relacionadas ao nome do requerente e mantidas na base de dados da Polícia Federal.

Fornecida para fins civis, a Certidão emitida poderá ser impressa e terá a
validade de 90 dias.

Para gerar sua certidão de antecedentes criminais, basta acessar este link, preencher o formulário com o que se pede, com máximo de informações possíveis (CPF, nome completo, filiação, etc).

Depois é só informar o código de segurança e clicar em
“Pesquisar”. O sistema automaticamente preparará a Certidão para impressão. O serviço é gratuito.

E aí, alguma empresa já pediu sua certidão de antecedentes criminais? Conte para nós!

You may also like


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function get_comentarios_number() in /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/comments.php:10 Stack trace: #0 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/comment-template.php(1532): require() #1 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/content-single.php(241): comments_template('/comments.php', true) #2 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/template.php(725): require('/var/www/html/d...') #3 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/template.php(672): load_template('/var/www/html/d...', false) #4 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #5 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/single.php(41): get_template_part('content', 'single') #6 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/template-loader.php(106): include('/var/www/html/d...') #7 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-blog-heade in /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/comments.php on line 10