Home Sem categoria A falta de experiência é a principal barreira ao emprego

A falta de experiência é a principal barreira ao emprego

written by Andreia Ferreira 13 de agosto de 2018

Atualmente, é notável a dificuldade que os jovens têm de se inserir no mercado de trabalho. Boa parte deles, de 15 a 29 anos, ainda tem baixo nível de escolaridade. E a proporção dos que nem estudam nem trabalham é gigantesca.

Segundo, João Batista Oliveira, colunista da Veja sobre carreiras, os programas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) só conseguem algum resultado positivo em circunstâncias muito especiais. Os programas de formação profissional – inclusive a maior parte do PRONATEC são casos de perda total.

Já a legislação sobre “aprendizagem” e “estágios” inibe a procura de soluções criativas e eficazes, em nome da proteção do menor e do aluno.

A experiência internacional apresenta alguns casos de sucesso e exemplos de soluções potencialmente interessantes. Também deixa claro que nada substitui uma boa educação formal no tempo certo e que nada adianta treinar pessoas para empregos que não existem.

Isso torna claro que os jovens de hoje em dia não apenas estão despreparados para o presente, mas estão mais despreparados ainda para os desafios do futuro.

Uma pesquisa feita pelo portal de carreiras Vagas.com com 682 jovens em busca de trabalho indicou que a falta de experiência é a principal barreira ao emprego. 67% deles disseram não possuir a experiência profissional exigida pelas empresas.

Para aumentar as chances de colocação no mercado de trabalho, 88% dos entrevistados disseram que estão tomando alguma atitude. 60% responderam que estão cadastrando currículos em sites de empregos, 51% fazendo matrículas em algum curso, 36% estudando por conta própria e 8% fazendo networking.

E você? Está desempregado? Hoje em dia existem diversos cursos gratuitos na internet que podem te ajudar a se preparar para quando aparecer uma vaga. O importante é não ficar parado!

You may also like


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function get_comentarios_number() in /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/comments.php:10 Stack trace: #0 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/comment-template.php(1532): require() #1 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/content-single.php(241): comments_template('/comments.php', true) #2 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/template.php(725): require('/var/www/html/d...') #3 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/template.php(672): load_template('/var/www/html/d...', false) #4 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #5 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/single.php(41): get_template_part('content', 'single') #6 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-includes/template-loader.php(106): include('/var/www/html/d...') #7 /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-blog-heade in /var/www/html/desafiorh.com.br/web/blog/wp-content/themes/soledad/comments.php on line 10